• Mitra

Você entende a folha de pagamento dos seus funcionários?

Atualizado: 4 de dez. de 2020

Entenda a folha de pagamento dos funcionários e, independente de ser nosso cliente ou não, entre em contato se ficar com dúvida!


Alguns empreendedores têm dificuldades para entender e explicar aos funcionários o cálculo do salário líquido contido na folha de pagamento. É o seu caso?


De fato, a folha é um pouco complexa, sendo absolutamente normal surgirem dúvidas. Por isso, aqui na Mitra Inteligência Contábil, fazemos questão de ajudar você a compreender este documento tão importante.


Confira como entender a folha de pagamento dos funcionários e, independente de ser nosso cliente ou não, entre em contato se ficar com dúvida! Combinado?


Folha de pagamento


Para se chegar ao cálculo do salário líquido — aquele que deve ser pago aos trabalhadores — a folha de pagamento é dividida em proventos e descontos.

A folha de pagamento é o documento no qual constam as informações da atividade trabalhista dos colaboradores. O objetivo principal é demonstrar o salário bruto e o salário líquido.


Para se chegar ao cálculo do salário líquido — aquele que deve ser pago aos trabalhadores — a folha de pagamento é dividida em proventos e descontos.


Proventos


Salários, remunerações variáveis, horas extras, 13º salário e adicionais, tais como adicional noturno, insalubridade, periculosidade e salário-família são exemplos de proventos que devem constar na folha de pagamento.

salário-família

Descontos


Valores deduzidos compõem os descontos da folha, tais como faltas, atrasos, saídas antecipadas sem justificativa, contribuição sindical, IRRF e vale transporte (6% sobre o salário).

IRRF

Obrigatoriedade da folha de pagamento


Preparar a folha de pagamento dos funcionários e a entrega do recibo de pagamento (o holerite ou contracheque, são sinônimos) é uma obrigação legal de qualquer empresa.


Ter um bom sistema de gestão para manter essa documentação organizada é fundamental para evitar complicações, como processos trabalhistas, e para manter o controle contábil da sua empresa. A folha de pagamento, afinal, é uma parte significativa dos custos da operação.


Se você ficou com dúvida, ou se está empreendendo agora, ou se não entende o trabalho do seu contador, a Mitra está à disposição para sanar dúvidas.


Fale com um de nossos especialistas, sem custo algum, independente de ser nosso cliente ou não. Mande uma mensagem que entramos em contato com você!


Nossos contatos

WhatsApp: 51 9956-83071

Telefone: 51 3249-0010

E-mail: atendimento@mitraassessoria.com.br

Entrar em contato pelo site

0 visualização0 comentário