• Mitra

Reforma tributária: confira as propostas que estão no Congresso

Proposta possui três etapas. A primeira está em tramitação no Congresso.


O Governo encaminhou ao Congresso, em julho, a primeira parte da proposta de reforma tributária. Você sabe o que está em discussão?


Para ajudá-lo a entender, a Mitra Inteligência Contábil traz neste artigo os principais pontos do texto em tramitação no Senado e na Câmara dos deputados. Confira.


Proposta de reforma tributária


A reforma do sistema tributário possui três etapas. Até o momento, no entanto, apenas a primeira está no Congresso.


Em linhas gerais, esta primeira etapa propõe a unificação do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) — que incidem sobre a receita, folha de salários e importação.


Se aprovada a proposta, o PIS e a Cofins serão substituídos por um novo tributo sobre valor agregado, chamado de Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS). A alíquota é de 12% para as empresas e de 5,8% para instituições financeiras, planos de saúde e seguradoras.


O CBS ficará restrito à arrecadação federal, sem mexer no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS, estadual) e no Imposto sobre Serviços (ISS, municipal).


Fim do regime cumulativo


A primeira etapa da proposta de reforma tributária acaba com a figura do regime cumulativo, passando a existir apenas o regime não cumulativo. Desta forma, o imposto poderá ser deduzido durante as etapas de produção.


Impactos nas empresas


De um lado, haverá um modelo mais neutro e transparente. De outro, pode haver risco de aumento da carga tributária com a alíquota de 12%, principalmente para o setor de serviços.


É importante a sua empresa estar amparada por uma boa assessoria contábil para encontrar a solução que o seu negócio precisará diante de possíveis mudanças.


Você está inseguro com o atual trabalho de contabilidade da sua empresa? mande uma mensagem que um dos nossos especialistas entrará em contato para ajudá-lo.


Independente de ser nosso cliente ou não, estamos à sua disposição, sem nenhum custo, para esclarecimentos e consultas. Conte conosco!


Nossos contatos

WhatsApp: 51 9956-83071

Telefone: 51 3249-0010

E-mail: erig@mitraassessoria.com.br

26 visualizações0 comentário